Alguns dos melhores cozinheiros do mundo estão em Espanha. Há restaurantes no País Basco e na Catalunha onde tem de fazer reservas com um ano de antecedência, não um mês. Mas à parte estes luxos, fique a conhecer o top 10 das melhor comida tradicional espanhol que deve provar se ficar alojado numa casa de férias em Espanha.
Patatas Bravas
Os espanhóis são adeptos das especiarias, mas nem tanto de comida picante. Uma das raras exceções a esta regra é o famoso prato espanhol e favorito nacional: patatas bravas. Esta iguaria leva um molho vermelho ardente, que varia que composição mediante a província, e acompanha quartos humildes de batata que são descascados e fritos.
Paella
Um dos pratos espanhóis mais famosos é, claro, a paella. Para uma autêntica paella, visite Valência. Foi aqui que em meados do século XIX, nas margens do lago de Albufera, surgiu pela primeira vez este prato. Uma paella valenciana tem como ingredientes principais o franco e coelho, ainda que as versões de marisco sejam consideradas as tradicionais das áreas mais costeiras.
Gazpacho
Nada é tão refrescante nos dias quentes de verão, à parte um duche frio, que uma entrada como esta sopa fria. Assim se explica que este prato espanhol seja tão requisitado nas regiões mais a sul de Espanha, nomeadamente a Andaluzia. Uma combinação de pepino, alho, pimento e tomate desfeitos num almofariz com azeite, sal, água e vinagre, o gaspacho recebe um toque final com estes legumes cortados por cima: pepino, cebola, pimento e tomate.
Jamón Ibérico
Entre em qualquer bar, e em qualquer restaurante, seja onde for em Espanha e vai sempre encontrar uma perna de presunto. Um dos funcionários do bar poderá, se assim o requisitar, fatiar o presunto em pequenos pedaços suculentos e criar uma das sensações de degustação mais distintas do país. Esta que é uma das tapas mais populares no país, resulta anualmente de 40 milhões de presuntos consumidos em Espanha.
Calamari
Há quem diga que tudo o que é frito sabe bem. Mas onde não sobram dúvidas é que esta experiência gastronómica de lulas em polme oferece uma sensação única de estaladiço com macio. É especialmente bom com umas gotas de limão por cima.
Pulpo a la Gallega
Se vai ficar numa casa de férias na Galiza, entre em qualquer espaço de refeições e peça um prato de polvo à moda da Galiza. Os galegos preparam o polvo cozinho com paprika, sal e azeite.
Tortilla Española
Outro dos pratos de tapas mais tradicionais em Espanha é esta omelete espanhola, o que não tem nada a ver com outras versões que levam imensos ingredientes extra dentro. A Tortilla Española é também conhecida como "tortilla de patatas", onde batatas que foram previamente fritas são os ingredientes principais a par com os ovos. Cebola cortada é por vezes acrescentada à receita, que é tão simples que às vezes estes acrescentos só levantam controvérsia entre os espanhóis.
Crema Catalana
Quando se fala em "crema", normalmente referimo-nos a uma sopa cremosa. Contudo, a crema catalana é uma versão espanhola do clássico francês crème brûlée. Esta receita é uma sobremesa de creme de leite com raspas de citrinos e canela com um topo de açúcar caramelizado.
Chorizo
Saberá certamente reconhecer este ingrediente tipicamente espanhol, cujo sabor pode ficar na nossa boca muitas horas depois e que tem um travo picante e doce acentuado. A utilização abundante de alho como parte do enchimento não é incomum.
Fabada Asturiana
O chouriço, em conjunto com a morcela, são também ingredientes de referência no prato emblemático das Astúrias: fabada. Este é um guisado de feijões brancos que os habitantes das montanhas desta pitoresca região cozinhavam, para se aquecerem durante os meses gelados de inverno.