Os Melhores Eventos LGBT em Espanha

Espanha é um dos países mais recetivos da comunidade gay no mundo. Os eventos de orgulho gay e LGBT, os festivais e as marchas têm vindo a celebrar-se em Espanha ao longo de vários anos, sendo que pode encontrar estes eventos um pouco por todo o lado no país, desde a capital Madrid até à ilha Gran Canária.

O ano promete ser especial, com cidades e vilas de todo o país a prepararem festas de todos os tipos, por isso não importa o sítio que escolha para as suas férias em Espanha já que este ano poderá participar nos eventos de orgulho gay e testemunhar toda a diversão. 

Orgulho Gay em Madrid

1. Madrid Gay Pride

Madrid é conhecida internacionalmente por ser uma das cidades mais recetivas da comunidade gay na Europa, e é no bairro de Chueca e nas suas principais ruas que se dão as grandes celebrações, com uma extensa variedade de atividades, concertos de rua e marchas de orgulho gay. 

O Orgulho em Madrid

O Madrid Gay Pride é uma das maiores festas LGBT em toda a Europa, atraindo mais de dois milhões de participantes de todo o mundo. Consiste em seis dias de concertos, atividades e festas, onde não faltam as corridas de salto alto, guerras de água, a competição Mr. Gay España e visitas a Chueca (o bairro gay de Madrid). A Marcha Gay acontece no fim de semana e será um dos principais eventos a encher as ruas de Madrid de foliões.

Orgulho Gay em Madrid

No ano passado abriu um novo espaço intercultural chamado Pride Village, que se localiza em Madrid Río, e onde encontramos todo o tipo de atividades educativas e culturais para toda a família. O Madrid Pride é indicado para crianças, por isso se estiver a planear fazer umas férias em família a Espanha não se esqueça de incluir este evento na sua lista de atividades.

2. Barcelona Gay Pride

Gay Pride Barcelona

Apesar de não ser tão proeminente como o Madrid Pride, o Barcelona Pride 2019 está a ser preparado para ser o maior evento LGBT da região do Mediterrâneo e é um evento imperdível se estiver numa casa de férias em Barcelona.

O porto de Moll de la Fusta recebe todos os tipos de festas e atividades LGBT. A cidade inteira sai às ruas para a marcha do orgulho gay, que começa na Plaza España e prossegue pela principal avenida de Barcelona, a Avenida del Parallel, até chegar ao porto. Carros alegóricos, bandeiras com arco-íris e mais de 20,000 pessoas de todas as idades e orientações sexuais participam neste evento e procuram dar visibilidade à comunidade LGBT e lutar por direitos iguais.

3. Sitges Gay Pride

Marcha gay em Sitges

Para os amantes de praia, o Sitges Gay Pride vai ser uma contecimento perfeito e imperdível. A bela cidade costeira de Sitges recebe um evento LGBT que não tem parado de crescer desde a primeira marcha há oitos anos. O evento atrai centenas de pessoas que acorrerão à cidade para celebrar e desfrutar de concertos, sessões de DJ e espetáculos de moda.

O principal evento do Sitges Pride é a marcha, percorrendo toda a avenida. Apesar de a programação ainda não ter sido confirmada, podemos esperar DJs internacionais, artistas, carros alegóricos e largas centenas de espectadores, fazendo desta marcha um dos melhores festivais de verão do Mediterrâneo e um evento imperdível se visitar Sitges este ano.

4. We Pride Festival - Madrid

We Pride Festival em Madrid

Também em Madrid vai acontecer o We Pride Festival, outro dos maiores eventos gay no mundo. É uma experiência única, que combina a melhor música eletrónica com todos os tipos de performances artísticas, desde música e dança até efeitos visuais. Vai decorrer em diversos espaços pela cidade e atrai milhares de jovens a cada ano. São 10 dias repletos de loucura, liberdade e cor.

5. Velvet - Ibiza

Velvet Pride, Ibiza

Velvet é um evento vibrante, dedicado exclusivamente às mulheres e celebrando-se num complexo turístico privado de Ibiza. São quatro dias e noites de festas em piscinas, noites de club, música, sol, praia e desporto. Este evento dedicado à comunidade lésbica promove a diversidade, a amizade, os novos amores e a vida. Tudo energizado por sol e sangria!

6. Delice Dream Spring Break - Torremolinos

Delice Dream Torremolinos

Há muitas atividades divertidas e eventos que decorrem ao longo da semana, incluindo a competição Mister Delice Dream, os "Jogs Olímpicos", e as festas na praia e na piscina com grandes DJs Europeus. Torremolinos é um lugar perfeito para passar uns dias em visita, seja para se divertir nos bares gay e clubes noturnos, frequentar as saunas e as praias, ou tomar banhos na água temperada do mar debaixo de um sol quente.

7. Maspalomas Gay Pride - Gran Canária

Maspalomas Gay Pride vai acontecer no paraíso gay europeu da Gran Canária. Quase 10,000 participantes enchem as ruas de Maspalomas durante os 10 dias de festas, marchas, festas na piscina e excursões de barco.

8. ARN Culture Pride - Tenerife

Gay Pride celebrations in Spain

ARN Culture Pride decorre em Tenerife. Este festival nasce com o objetivo de oferecer uma reflexão sobre o mundo da cultura, dos negócios e dos direitos dos grupos LGBTQI.

Durante estes cinco dias, Arona será um centro de cultura e palco de programação entusiasmante com concertos, exposições, conferências literárias, um ciclo  de cinema sobre diversidade sexual… culminando na entrega de prémios Alan Turing, que reconhece as personalidades mais destacadas dentro do mundo da computação.

9. Wonder Gay Festival - Torremolinos

O Wonder Gay Festival é um dos melhores acontecimentos para a comunidade gay no verão da Costa del Sol,. O evento atrai centenas de homens e mulheres de Madrid e arredores, que se instalam nas maravilhosas praias da Costa del Sol durante sete dias para festas intensas com DJs internacionais.

10. Circuit Festival Barcelona  

Barcelona Circuit

O Festival Circuit de Barcelona tem um só objetivo: fazer de cada verão o melhor das nossas vidas. Trata-se de um dos maiores eventos que se celebram no verão na Europa, com mais de uma vintena de festas distintas e até 70 mil pessoas a participar, na sua maioria estrangeiros, o que faz de Barcelona a capital LGBT durante os meses estivais.

O evento vibra de atividades lúdicas, culturais, desportivas e de cariz ativista. À parte as melhores sessões com DJs de renome internacional, destacamos a refrescante festa aquática no parque aquático Illa Fantasia.

A Girlie Circuit Barcelona, o maior festival lésbico da Europa, antecipa mais de 10 mil participantes do sexo feminino, que terá lugar em diferentes pontos de Barcelona.

11. LesGaiCineMad em Madrid

LesGaiCineMad

Este festival nasceu com o intuito de dar visibilidade ao cinema lésbico, gay e transsexual, através de longas-metrages, curtas, filmes documentais e videoarte. Ano após ano o festival tem vindo a aumentar o seu reconhecimento, sendo atualmente considerado como uma referência internacional para assistir a produções de temática LGBTQ.

São esperadas cerca de 12 mil pessoas para assistir a este festival, onde os filmes são discutidos entre os convidados e o público.

12. Maspalomas Fetish Week em Gran Canaria

Maspalomas Fetish Week

O Maspalomas Fetish Week é um acontecimento anual destinado aos amantes do fetichismo. Conta com diferentes festas temáticas no Centro Comercial Yumbo (Gran Canária) e em que os participantes poderão vestir-se à altura da ocasião, ou seja com fatos de couro e latex, com máscaras e objetos de sadomasoquismo, entre outros.

Esta é uma das festas mais ousadas em todo o país, e não deixa ninguém indiferente. Conta com sessões de DJs, espetáculos pornográficos, exposições de arte fetichista, festas nas piscinas… E com o bom tempo e o sol das Ilhas Canárias em outubro pode ter a certeza que serão aos milhares as pessoas que vão procurar o destino de férias mais desejado no mundo.

13. MadBear - Madrid

MadBear Madrid

Coincidindo com o principal fim-de-semana de férias de dezembro, o Festival Internacional MadBear vai voltar a abrir portas em Madrid. Este evento recebe todos os Ursos, Cubs, Hunters, Chubbies e admiradores destes grupos. A diversão começa de dia e prolonga-se pela noite com jantares especiais e festas em diferentes saunas, sempre no bairro de Chueca, sendo ainda eleito o Mister Madbear.

Se não quiser esperar até dezembro, pode sempre participar no MadBear Beach que acontece em agosto em Torremolinos. Os festivaleiros podem desfrutar de festas em barcos, na piscina e praia, e, claro, dos homens da Costa del Sol.

14. We Party New Year Festival - Madrid

We Party New Year Festival em Madrid

Se no verão Madrid é a capital indiscutível do orgulho LGBT, a cidade também não deixa esmorecer as suas qualidades no inverno, já que o We Party New Year Festival chega novamente este ano orgulhando-se de ser o maior evento gay do inverno na Europa. Na prática são 7 noites de festa ininterrupta, atraindo cerca de 20 mil jovens com vontade de se despedirem do ano em grande.

Celebra-se em finais de dezembro e conta com sessões em que participam os melhores DJs internacionais, havendo ainda espetáculos de todo o tipo e dezenas de animadores que criam um ambiente especial e irrepetível. Este é sem dúvida o centro de toda a diversão e animação em Madrid durante o ano novo. E que melhor forma há de nos despedirmos do ano que vai ficar para trás do que rodeados da energia mais positiva e no meio da festa mais louca de Madrid?

São imensos os eventos de orgulho LGBT que se organizam por toda a Espanha, e que celebram a liberdade e a integração da diversidade sexual. Graças ao espírito aberto e de tolerância em Espanha, estes eventos são cada vez mais bem-sucedidos e têm ganho fama, popularidade e reconhecimento internacional.

O melhor de tudo é que estão abertos ao público em geral. Por isso não importa qual seja a sua orientação sexual, será sempre bem-vindo para se juntar às celebrações e sentir-se livre.

Leituras recomendadas: