Espanha é o país das fiestas e dos festivais! Todas as cidades e vilas, não importa quão pequenas sejam, têm as suas próprias celebrações únicas. Mas quais delas não deve perder este ano? Listamos neste artigo os 13 melhores eventos! Preparados para celebrar as suas férias à maneira espanhola?
1. A Semana Santa
As irmandades das igrejas mais importantes passam meses praticar as suas procissões, acabando por resultar em experiências solenes e inspiradoras. Dezenas de homens e mulheres marcham pelas ruas, carregando as figuras do santo patrono das suas igrejas, e flanqueados por centenas de velas. Este evento, apesar de soar estranho, é um dos eventos de referência em Espanha: famílias inteiras trazem consigo bancos e merendas, sentando-se depois à beira das ruas para assistir às procissões impressionantes.
2. O Carnaval
Tenerife é a capital do carnaval da Europa. A ilha enche-se de quilos de purpurina, de diversão e cor, e de milhares de turistas que vêm propositadamente ao país para participar nos imensos concursos, desfiles e festas que se realizam todos os dias.
Imagine um carnaval com autêntico espírito andaluz... esse é o carnaval de Cádis, uma festa que transforma a cidade num lugar vibrante de música, energia e diversão. Não perca esta fiesta única, celebrada todos os anos no mês de fevereiro.
3. As Fallas de Valência
Durante a semana das Fallas, a cidade enche-se de belas e coloridas figuras com vários metros de altura, carregadas de tons satíricos e provocadores. Estes são verdadeiros monumentos, construídos graças ao empenho das gentes locais ao longo do ano inteiro, e observá-los é a melhor forma de lhes prestar homenagem e de descobrir as particularidades de Valência.
Todos os dias, às 14h, celebram-se as mascletás, que são espetáculos estrondosos com fogos-de-artifício, mas o verdadeiro destaque acontece à noite, quando as estátuas são incendiadas durante um espetáculo de luzes inesquecível.
4. A Tomatina
A Tomatina é o ponto final de uma semana rica em celebrações, desfiles tradicionais, feiras e mercados. Esta festa é tão original, refrescante e divertida que até se teve de limitar a sua participação em 20 mil entradas, dado as imensas multidões que não paravam de crescer. Parecem muitas entradas, mas é sempre recomendável comprar o seu bilhete com antecedência porque todos os anos esgotam.
Uma das particularidades é o poste ensaboado que todos os anos se coloca no meio da praça desta povoação, com um muito desejado presunto no seu topo. Quem quer que consiga trepar até lá acima pode ficar com o prémio. Teria coragem para tentar?
5. O Festival de los Patios em Córdoba
Maio é o mês de Córdoba e é quando acontece o Festival dos Patios de Córdoba, aquela que se assume como a cereja no topo do bolo para todos os que estão de visita à cidade nesta altura do ano. O festival acontece todos os anos no início de maio. Durante este período, os proprietários de alguns dos mais belos pátios privados, abrem-nos para que o público os possa visitar.
O festival traz alegria, música e um grande número de turistas a Córdoba, que gostam de participar nesta fabulosa festa colorida. Mas não são só os amantes de plantas que vão apreciar passar um tempo nesta cidade, Córdoba também é conhecida pela sua excelente gastronomia, uma história rica e inúmeros lugares onde é possível sentir a tradicional atmosfera andaluz.
6. A Feira de Abril em Sevilha
Além de tomar partido das bancas da feira, estes dias são ideais para ficar a conhecer a capital da Andaluzia. Quando chega a noite, é altura de por as suas melhores roupas de fala e preparar-se para desfrutar do ambiente clássico e dançar as sevilhanas. Por vezes faltam palavras para expressar o que se sente na Feira de Abril, porém a experiência de ir a Sevilha nestes dias é única e deve ser vivida!
7. A Feira do Cavalo em Jerez
A semana grande de Jerez celebra-se este em maio, uma semana depois da Feira de Sevilha, e também arranca com espetaculares iluminações por toda a cidade. Ao longo destes sete dias de festa, poderemos apreciar da decoração e boa comida de mais de 250 bancas gastronómicas diferentes, a maior parte delas abertas ao público e todas com um ambiente único.
Toda a gente se veste de acordo com a ocasião, as mulheres com as vestes tradicionais flamencas de inspiração cigana, e os homens com o típico traje curto. Pela noite também se cuidam das aparências, porém o mais importante é que traga toda a sua vontade e estômago vazio para retirar o máximo destes dias de festa.
8. A Feira de Agosto de Málaga
A meio de agosto o centro da cidade também recebe a feria de dia (uma feira que acontece durante as horas diurnas), que é um momento mais tradicional com mercados de rua, música e danças tradicionais. A feria de noche (feira que decorre durante as horas noturnas) acontece na periferia da cidade, com diversões, bancas de comida e tendas de danças.
9. A Festa Maior de Gracia em Barcelona
O emblemático bairro Gracia transforma-se num palco de cor, arte e extravagância, em que cada rua compete pela decoração mais original, procurando arregalar os olhos de quem as visita. A cada volta às suas esquinas, é como se mergulhássemos em mundos completamento de distintos que nos estimula a imaginação.
10. A noite de San Juan
Também em Espanha existe uma tradicional noite de São João, por lá chamado de San Juan, e como poderia imaginar esta não é uma festa qualquer, já que celebra a chegada do calor e da temporada de verão. Na noite de 23 de junho as festas fazem-se nas praias, acendendo-se centenas de fogueiras quando chega a meia-noite para que os espíritos se possam purificar e prepararem-se para a nova estação.
11. Boloencierro em Mataelpino, Madrid
Consegue-se imaginar a fugir a toda a velocidade de uma bola gigante de 3 metros e mais de 150 quilos de peso? É isto que se passa durante o Boloencierro, em Mataelpino, uma povoação da Serra de Guardarrama, em que uma formidável bola gigante de aspeto assustador persegue os participantes colina abaixo.
12. Batalha do Vinho de Haro
O uniforme da Batalha do Vinho de Haro é bastante simples: roupa branca e um lenço vermelho. Porém, nos momentos a seguir ao tiro de partida para o início da batalha, tudo muda drasticamente, com a cor malva típica do vinho a dominar o ambiente.
13. A Semana Grande de Bilbao
Ir a Bilbao é sempre encantador. A cidade é bastante animada, transformando-se constantemente e tornando-se num pólo de atração turística para os que querem conhecer um lado de Espanha com menos sol.
No último dia do festival não há fogos-de-artifício. Em vez disso acontece a cerimónia de encerramento, quando a Marijaia (a mascote da Semana Grande), flutua rio a baixo num barco e é incendiada, tudo para que na próxima edição ela possa regressar novamente intacta para mais uma festa.