Empuriabrava é uma luxuosa cidade da Costa Brava que pertence ao município de Castello d’Empúries-Empuriabrava, uma região de vilas medievais, praias, e património histórico de importância universal. Mas talvez seja na própria cidade de Empuriabrava que encontramos uma boa parte dos atrativos da região, aqui onde vai encontrar uns surpreendentes 25 km de canais navegáveis e que a faz ser a maior área residencial marina de toda a Europa. É por isso que chamam a Empuriabrava a Veneza de Espanha!
Descubra connosco as melhores atividades que pode fazer nesta Veneza espanhola, viva o luxo na primeira pessoa numa casa de férias em Empuriabrava, e deslumbre-se com a variedade e qualidade de atrativos da região.
Navegue pelos canais de Empuriabrava
Empuriabrava é mundialmente conhecida como a cidade dos "jogos de vento", uma competição onde qualquer um pode testar a sua destreza a voar dentro de túneis de vento. Mas é também uma curiosa urbanização com canais de água navegáveis, fazendo lembrar Veneza. A área apresenta-se com um carácter luxuoso mas moderno e data de 1968, tendo sido construída por um grupo de habitantes visionários que viram nesta área originalmente pantanosa uma oportunidade de requalificação. Assim, e com a promessa de haver um barco atracado à porta de cada casa e de reconstruir a malha urbana, foi possível cumprir o sonho de grandes vivendas, conforto e luxo espalhados pela cidade. Todos os verões, Empuriabrava recebe cerca de 80 mil pessoas dispostas a viver também elas este sonho numa casa de férias arrendada.
Ao longo dos 25 km de canais que ocupam uma área de 500 hectares, é possível também alugar uma embarcação junto de um dos operadores da cidade e navegar ao sabor da sua própria vontade por entre a malha urbana. É quase como se as vulgares estradas que ligam os vários pontos da cidade tivessem sido substituídas por canais de água!
A marina de Empuriabrava é outro dos locais de destaque para qualquer turista exigente, com uma frente balnear composta por duas grandes praias de bandeira azul (as praias de Empuriabrava e Rubina), e fica inclusivamente próxima de áreas com grande valor natural, como os pântanos de Aiguamolls de l’Empordà e o Parque Natural de Cabo de Creus.
Visite os misteriosos lagos de Aiguamolls de l’Empordà
Há uma enorme variedade de festas em que pode participar este ano em Espanha. Mas se quiser fazer uma pausa de toda a excitação, não há nada melhor do que passar um dia na área natural de Aiguamolls de l’Empordà, um dos mais importantes conjuntos de lagos e pântanos da Catalunha. O seu ecossistema está protegido por lei e foi declarado um Parque Natural Nacional em 1986.
Este parque pode ser visitado ao longo do ano inteiro e, com os seus infindáveis trilhos pedestres, tanto adultos como crianças podem passar um dia de exploração da natureza com as suas mais de 300 espécies de pássaros (incluindo o íbis-enverrugado, o cormorão, o melro-preto, ou a icónica garça de pescoço branco) à espera de serem descobertas.
Recomendamos a que não saia dos percursos pré-definidos para que não danifique este frágil e imenso ecossistema, contudo há imensos miradouros espalhados pelo parque, assim como pequenas cabanas de madeira de onde pode observar os pássaros com binóculos sem estar visível e sem os perturbar.
Recomendamos que à chegada deste parque não se esqueça de passar pelo edifício onde fica a receção, o chamado cortalet, de modo a receber um mapa do espaço e de poder tirar o máximo partido dos vários trilhos que pode fazer, assim como para poder identificar os vários elementos naturais do parque: os campos inundados, os canais, as praias e as pequenas lagoas.
Alugue uma bicicleta e descubra o Caminho Natural do Rio Muga
O Caminho Natural do Rio Muga é um trilho de 40km que pode fazer de bicicleta e que segue o curso natural deste rio. O itinerário começa na praia de Empuriabrava, passa por locais de paisagens naturais tão diversas como o Parc Natural dels Aiguamolls de l’Empordà ou as Salinas da região, e termina em Sant Llorenç de la Murga.
Esta é uma das melhores maneiras de ficar a conhecer as várias paisagens da cidade e o seu território, bastando seguir o curso do rio e todos os locais a que ele dá vida. E para alugar a bicicleta para a sua viagem, não há nada mais fácil: vá até às instalações da Ampuria Car ou da Bike Shop (ambas na rua Requesens, 98) e peça uma bicicleta BTT para o dia inteiro. Os preços são em conta e rondam os 12€.
Participe no Festival Medieval Tierra de Trovadores
Este é um dos festivais icónico da região, que tenta trazer à vida a antiga capital medieval do Condado de Empúries, a Vila Castilione, hoje situada em Castelló d’Empúries, procurando recuperar todas as tradições da Idade das Trevas como os torneios medievais, as diversas atuações musicais, os mercados de rua, entre outros.
Este ano o festival decorre de 8 a 10 de setembro, e vai ter um gosto especial porque se celebra nesta edição os 700 anos da fundação do Convento de Sant Domènec de Castelló D’Empuries. Por isso prepare a sua taça de hidromel, vista o capacete de cavaleiro, e vá divertir-se no Festival Medieval Tierra de Trovadores que fará as delícias de todos.
Presencie a melhor arquitetura gótica catalã
O turismo religioso em Espanha vai muito além da Semana Santa. Perto da urbanização de Empuriabrava, na Plaça Mossèn Cinto Verdaguer, irá encontrar uma imponente igreja gótica que deve visitar chamada Basílica de Santa Maria de Castelló. Esta assume-se como um dos melhores exemplos daquilo que a arquitetura gótica foi capaz de produzir. A sua construção começou no século XIII e a aura profundamente misteriosa, obscura e imponente que emana impõe invariavelmente uma viagem espiritual a quem nela entre.
Esta basílica que se confunde com uma catedral foi sendo aumentada ao longo dos séculos, com intervenções durante o século XIV e só tendo ficado concluída no século XV, quando a sua icónica fachada em mármore foi construída. Já no seu interior descobrimos todos os elementos típicos de um edifício religioso deste tipo, que servia como centro espiritual de toda a região: uma pia batismal romanesca, um maravilhoso altar de alabastro do século XV, dois sarcófagos de condes locais, vitrais góticos coloridos, e outros elementos fascinantes.
Não deixe ainda de entrar no Museu Paroquial, que funciona na basílica, e que exibe peças litúrgicas preciosas, incluindo figuras de ícones, artefactos cerimoniais em ouro e prata, e outros ornamentos e peças arqueológicas que ajudam a contar a história da basílica.
Outros pontos de interesse
Património histórico
- Uma das mais importantes áreas arqueológicas a visitar é a La Gran Casa, em Portal Nou. Aqui, poderá testemunhar na primeira pessoa algumas estruturas de habitação de famílias nobres que aqui viveram no fim da Idade Média. É outro excelente exemplo da arquitetura gótica catalã dos séculos XIV e XV.
Castelos
- Não perca a La Torre Carlina em Carrer Calciners, uma fortificação do século XIX, construída pelo Regimento de Toledo, que tinha o objetivo de defender a região de ataques externos. Foi particularmente importante numa invasão histórica em 1874, que ficou conhecida como o “Fogo de Castelló”.
Estruturas Medievais
- Perto da basílica de Santa Maria de Castelló existe uma ponte medieval chamada Pont Vell que vale a pena descobrir. Datando do século XIV, tinha originalmente o nome de Ponte Nova porque era uma infraestrutura muito importante à época, permitindo melhor mobilidade na região. Devido aos efeitos climatéricos e das guerras que foram constantes ao longo dos séculos, a ponte foi sofrendo constantes reparações e renovações até chegar ao ponto em que a podemos ver hoje.
Empuriabrava pode ser uma urbanização curiosa que nos estímula os instintos mais luxuosos, mas não deixe por isso de descobrir as maravilhas das outras cidades da região, cada qual com um carisma próprio. Veja a nossa oferta de casa de férias em Girona e deixe-se surpreender.