Que tal nestas férias oferecer-se um pouco de luxo e de originalidade, fugindo aos habituais destinos de verão? E já que verão é sinónimo de magníficos dias de sol deitados em areias suaves ou mergulhando em águas frescas, tomámos a liberdade de escolher a dedo algumas praias surpreendentes em Empuriabrava para passar o seu verão.
Girona é conhecida pelas suas praias, mas é em algumas das suas áreas costeiras, como acontece em Empuriabrava, que vai encontrar as condições mais favoráveis para ir a banhos. Nesta cidade, vai encontrar uma linha de costa com quase 7 quilómetros de praias e que é considerada pelas autoridades espanholas como de “interesse natural”, já que faz parte do Parque Natural de los Aiguamolls de l’Empordà. A Playa de Empuriabrava, por exemplo, encontra-se junto à frente marinha da cidade e é nela que vêm desembocar os vários canais de água que atravessam Empuriabrava como se fosse uma Veneza de Espanha, sendo por isso não só a principal praia da região como também a mais extensa e das mais interessantes.
Playa de Empuriabrava
Uma praia de bandeira azul, de larga extensão com 1,5 quilómetros de comprimento por 90 metros de largura, a Playa de Empuriabrava ocupa uma área que vai desde o final do rio Murga (a sul), até ao pontão às portas da cidade e de onde se avista a Playa Rubina.
Não é por ser tão aprazível à primeira vista que a praia ganha a nossa preferência, mas de facto é uma das zonas balneares mais reconhecidas pela qualidade do mar e da areia em toda a Costa Brava, e só isso já é argumento suficiente para a ir visitar. Além de ser detentora da obrigatória bandeira azul, que garante a qualidade geral da praia, ela também recebeu a distinção da marca “Q” respeitante à Qualidade Turística e atribuída por técnicos especializados, e ainda a certificação ISO 14001 correspondente a uma importante diretriz de gestão ambiental.
Na prática, isto significa que à chegada à Playa de Empuriabrava encontrará todas as condições de segurança e de conforto que pode esperar de uma praia de referência, incluindo vigilância por nadadores-salvadores, areias macias e águas limpas, mas também serviços de acessibilidade para quem tenha mobilidade reduzida, operadores de desportos náuticos onde pode alugar pranchas e barcos, e imensos restaurantes e bares de praia para se ir hidratando e alimentando ao longo do dia.
A praia tem um ambiente predominantemente familiar, visto que, pela sua proximidade à urbanização de Empuriabrava, muitas famílias residentes na cidade a frequentam. Um exercício muito bom que pode fazer é percorrer a praia de uma ponta à outra, não só porque queimará algumas gorduras do almoço passado, mas também porque alimentará o espírito de belas vistas sobre o Cabo de Creus e sobre uma paisagem espetacular de dunas que delimitam a zona de charcos do Parque Natural de l’Empordá.
Playa de la Rubina
Situada em pleno Parque Natural d de l’Empordà, entre a cidade de Empuriabrava e o estuário de Grau de Sta. Margarita, a Playa de la Rubina assume-se como uma zona balnear de configurações naturais (foi toldada pela natureza e constitui um ecossistema natural em si mesma), tendo a particularidade de permitir uma série de atividades que estão vedadas noutras praias, nomeadamente: pode-se levar os cães a banhos em certas zonas identificadas, é possível praticar kitesurf, e possui excelentes serviços com uma paisagem belíssima em volta de dunas.
A Playa de la Rubina é também bastante extensa, com um comprimento de 1,8 quilómetros, e ao longo da qual muitas são as atrações e divertimentos a que pode assistir e participar, devendo por isso não só banhar-se ao sol e no mar mas também passear ao longo dela. O extremo sul da praia, por exemplo, coincide com o pontão da urbanização de Empuriabrava, onde pode avistar a entrada e saída de iates que navegam ao longo dos canais da cidade.
É também do lado sul da praia que se encontra a Escola Municipal de Vela de Empuriabrava, e se sempre teve uma veia de marinheiro dentro de si então não deixe de visitar este espaço e pedir uma aula a bordo de um dos barcos a vela que estão ao seu dispor. Já o lado norte da Playa de la Rubina é onde se poderá deleitar com algumas belezas naturais como o pequeno ecossistema de dunas pertencente ao Parque Natural de l’Empordà. Estas dunas estão protegidas por lei, já que são um elemento natural fundamental para garantir a qualidade da praia e preservar a fauna e flora da zona.
Pode encarar a Playa de la Rubina como um refúgio natural aberto aos banhistas e a quem queira vir apreciar a sua beleza sem a danificar, e dispõe para seu máximo conforto todos os serviços típicos das melhores praias: serviços de socorrismo, bares de praia, casas de banho e duches públicos, aluguer de espreguiçadeiras, entre outros.
Playa Can Comes
A praia que descrevemos de seguida é talvez a antítese das grandes praias urbanas como as de Barcelona. A Playa Can Comes está longe dos centros urbanos, está escondida no meio da natureza, e não é frequentada por muita gente porque os acessos não são tão fáceis como os das praias anteriores. Mas vale imenso a pena, tanto pelo sossego que obtém como pelo contacto íntimo com a natureza, e pode acreditar que se ficar numa casa de férias em Empuriabrava perto desta praia, acordará todos os dias como se tivesse rejuvenescido!
Antes de tudo, a Playa Can Comes fica situada em pleno Parque Natural de l’Empordà, entre os afluentes dos rios Muga e Fluvià, e os seus quase 4 quilómetros de areal garantem bastante espaço para que possa ter um dia de praia tranquilo e sem que se tenha de cruzar com muita gente.
Esta é uma praia 100% natural, sem construções em volta e fazendo parte dos ecossistemas do Parque Natural em que está inserida, sendo por isso provável que enquanto estende a toalha possa observar uma infinidade de maravilhosas espécies de pássaros voando sobre si.
O areal é dourado, sem rochas, mas é uma praia propensa a maiores ondulações no mar, pelo que não é de admirar que alguns dos praticantes de windsurf e kitesurf escolham vir até aqui para praticar as suas modalidades náuticas. Por ser uma praia virgem e protegida, não encontrará aqui serviços de qualquer espécie, e portanto prepare-se para trazer o seu próprio saco do lixo e deixar tudo impecável quando partir.
Se se deixou inspirar, considere também arrendar uma casa de férias na província de Girona, onde ficará perto de muitas outras zonas balneares. As praias de Espanha esperam por si!