Calpe é uma cidade costeira do norte da Costa Blanca situada entre Moraira e Altea. Com uma história interessante protagonizada por ibéricos, romanos e mouros, desenvolveu-se num que é hoje um polo de atração turística que reúne pessoas de todos os cantos do mundo. Se estiver alojado numa vivenda em Calpe, garanta que aproveita da melhor maneira as suas férias na Costa Blanca com este guia das melhores coisas para ver e fazer em Calpe.
Escale o Peñón de Ifach
As vistas de Calpe e, por extensão, de uma grande variedade de lugares na Costa Blanca, são dominadas pelo impressionante penhasco Peñón de Ifach, com os seus impressionantes 332 metros de altura. O penhasco e as suas imediações foram declaradas parque nacional em 1987, fazendo deste o mais pequeno parque nacional (com 45 hectares) de Espanha – lá encontrará 300 espécies diferentes de animais e várias plantas locais raras. Além disso, muitos pássaros escolhem o Peñón de Ifach todos os anos para nidificar, tornando a fauna e a flora do rochedo num das suas qualidades de assinalar. Poderá escalar o penhasco com ou sem guia, através de vários trilhos que nos levam até ao topo. Ficará impressionado com as vistas de cortar a respiração desde o seu cume, elas valem sem dúvida o esforço de chegar lá acima!
Relaxe nas praias
Calpe é o destino perfeito para umas férias na praia. Tem algumas joias da coroa na forma de lindíssimas e límpidas praias urbanas familiares, mas também encontrará enseadas mais íntimas e naturais onde poderá explorar a vida marinha – tudo destinos que deve colocar na sua lista de visitas obrigatórias. Uma das praias mais famosas em Calpe é a Playa de Levante ou La Fossa. É a praia perfeita para famílias, dispondo de uma grande variedade de comodidades, condições ótimas para nadar e águas cristalinas que lhe valeram a distinção de bandeira azul. As outras praias familiares com a distinção de bandeira azul incluem a Playa del Arenal Bol e a Playa del Cantal Roig – esta última uma extensão mais curta de praia situada junto ao porto e ao Peñón de Ifach.
Além das praias familiares, Calpe conta com diversas enseadas com uma atmosfera mais calma onde pode desfrutar de vistas imbatíveis e que são localizações ideais para explorar a vida marinha nesta costa. Enseadas como a Cala de Racó, a Cala Gasparet, Cala del Morrelló, Cala Calalga, Cala Manzanera, Cala Les Bassetes e a Cala Del Mallorquí valem todas a pena uma visita se tiver arrendado uma casa de férias na Costa Blanca.
Pratique desportos de água
Os entusiastas dos desportos de água vão adorar Calpe, já que oferece oportunidades bastas para se poder divertir no mar. Um dos melhores lugares para isso é a Cala Les Bassetes, onde irá encontrar uma pequena marina, assim como o Les Bassetes Dive Centre e o Las Antipodas Water Sports Centre. Na Cala Les Bassetes poderá praticar kayaking, vela, mergulho, windsurfing e stand up paddleboarding. Poderá também desfrutar de aulas de mergulho, entrar a bordo de um catamarã ou desfrutar do mar em viagens de barco organizadas ou tours de snorkelling. Um lugar ótimo para explorar o fundo do mar é a Cala El Racó. Esta enseada próxima do Peñón de Ifach é o lugar perfeito para fazer mergulho e nadar junto de diferentes espécies de peixes. A Playa La Fossa é também um lugar ideal para os entusiastas de jetski, já que existe um espaço para aluguer destes equipamentos.
Faça ciclismo
Com um clima que conta com mais de 300 dias de sol por ano, e uma temperatura média anual de cerca de 19°C, Calpe é um excelente destino para ciclistas e que oferece paisagens montanhosas com vistas de mar sem paralelo. As ruas de Calpe atraem tanto ciclistas amadores e entusiastas de todo o mundo, como equipas profissionais de ciclismo que escolhem esta cidade para fazerem os seus treinos. Calpe e os seus arredores costumam ser pontos de passagem da Vuelta de España, a maior prova de ciclismo de Espanha.
Se fizer planos de praticar ciclismo em Calpe pode, claro, trazer a sua própria bicicleta e equipamento próprio como muitos outros fazem. Contudo, também pode alugar uma bicicleta e todos os acessórios necessários em muitas das lojas de bicicletas locais que encontrará em Calpe.
Explore a cidade antiga
Se quiser distanciar-se do bulício das praias e das partes mais movimentadas de Calpe, pode sempre procurar refúgio na cidade antiga situada no topo de uma colina. Para chegar à cidade antiga, siga a principal rua comercial da área e vire à esquerda na Plaza de la Constitución.
Originalmente uma vila piscatorial, a cidade antiga de Calpe costumava ser amuralhada para proteger os seus residentes dos ataques de piratas magrebinos. Hoje em dia não há motivo para temer os piratas, e pode passear pelo seu centro histórico livremente, explorar as pequenas ruas pitorescas calcetadas, as escadas decoradas e desfrutar de comida local num dos muitos restaurantes da zona como a Casa Mola Mola ou El Posit Restaurant.
As melhores coisas para ver incluem a igreja Paris de Nuestra Señora de las Nievas, o Torreó de la Peça que foi convertida em Museo del Collecionismo, o Museo de Historia y Arqueología de Calpe e muitos dos murais e mosaicos pintados pelo artista de Alicante Gastón Castelló. O mural exposto no posto de turismo é particularmente espetacular, refletindo o olhar de Castelló sobre a Villa de Calpe. Os entusiastas de mercados podem dirigir-se para a cidade antiga todos os domingos, onde encontrará o mercado das artes e ofícios com os seus livros antigos e artigos em segunda mão, comida orgânica e plantas.
Descubra as salinas de Calpe
Os depósitos de sal em Calpe estavam situados na própria cidade, próximos do Peñon de Ifach. Estes depósitos assumiam uma grande importância durante a era romana, dado que o sal servia para preservar comida (peixe ou carne). Durante séculos, este elemento manteve uma importância vital para o sustento de muitas famílias. A exploração dos depósitos de sal continuou até 1988 até esta zona ter sido declarada uma área marítima e de proteção natural em 1993.
Hoje em dia pode desfrutar da área graças ao trilho circular que o leva em torno dos depósitos. As salinas desenvolveram-se numa área com uma flora extremamente variada e uma fauna que acolhe as aves migratórias todos os anos, entre as quais os elegantes e rosados flamingos.
Participe num leilão de peixe
O leilão de peixe de Calpe é de visitar obrigatória se for à cidade. Este é um autêntico acontecimento regular que reflete as tradições antigas dos pescadores locais. O leilão é organizado no mercado de peixe do porto de segunda a sexta às 17h.
Os barcos locais de pescadores chegam ao porto na ordem que foi decidida por antecipação pela Associação de Pescadores. O peixe trazido nestes barcos é colocado em caixas que circulam em tapetes rolantes até serem identificados pelos compradores interessados, que por sua vez podem aceder a todas as informações sobre os produtos em ecrãs. É até visível o nome do barco que pescou cada peça. Depois, os compradores podem expressar o seu interesse em determinado peixe carregando num botão de um controlo remoto que lhes foi entregue. Após a compra, o peixe é coberto de gelo e transportado para o seu respetivo comprador. Nada é desperdiçado após o leilão de peixe, e aquelas peças que não forem vendidas são mais tarde compradas a preços de desconto pela Associação de Pescadores. Mais tarde poderá dirigir-se a um dos vários restaurantes de peixe do porto de Calpe e deleitar-se com o pescado que viu em leilão.
Como pode ver, Calpe é um lugar vibrante cheio de coisas para ver e fazer. Faça uma visita e descubra por si os motivos que fazem deste destino de férias um dos mais populares da Costa Blanca.