Se está a pensar visitar Cadaqués chegou a hora de se lançar nessa viagem, porque um sentimento tão boémio como sofisticado impregna as suas ruas, cheias de monumentos e preciosidades. Deixe-se apanhar pelo encanto desta cidade e descubra a melhor arte de Dalí, viva a magia das praias do Cabo de Creus e a vibrante vida cultural de Cadaqués que nunca descansa.
Seguramente que já ouviu falar da Casa-Museu Salvador Dalí, mas Cadaqués oferece muito mais do que isso. Hoje queremos compartilhar consigo os melhores lugares, planos e ventos que não deve perder se pretende viver a verdadeira experiência de Cadaqués.
Descubra a zona antiga de Cadaqués
Cadaqués é uma importante cidade de marinheiros, com uma história fascinante que ainda hoje se faz sentir na sua arquitetura urbana. A sua zona antiga é um labirinto de ruas calcetadas, edifícios brancos e detalhes azuis. São muitas as bancas de ruas, restaurantes e lojas de artesanato onde as horas passam a voar.
Pela sua particular beleza, destacamos a rua de “Es Call”, onde viveu uma comunidade judia durante centenas de anos e que, graças às suas particularidades e arquitetura, permite uma autêntica viagem ao passado. Também vale a pena subir até ao ponto mais elevado da localidade: a igreja de Santa María, do século XVI, e de onde contemplaremos uma preciosa vista panorâmica sobre toda a baía de Cadaqués.
Da arquitetura de Cadaqués destacam-se os edifícios modernistas que bordeiam o seu passeio marítimo. A maior parte deles pertenceram aos locais que fizeram fortuna na América, tendo-se inspirado nos desenhos e motivos cubanos para desenharem os seus novos lugares. Imagine poder viver todo o seu encanto durante as próximas férias… Reserve já uma casa de férias em Cadaqués e desfrute de toda esta atmosfera.
Chegada a noite, vai poder divertir-se com os vibrantes ritmos noturnos da cidade. As ruas do centro de Cadaqués contam com inúmeros pubs onde pode tomar uma bebida, mas também discotecas se lhe apetecer dançar, e o melhor é que nunca se torna demasiado ruidoso ou confuso. Assim é o ritmo do Mediterrâneo, relaxado porém repleto de novas experiências.
Festividades do Sol Nascente a 1 de janeiro
Gostaria de começar o ano de maneira mágica e especial? A cada dia 1 de janeiro, pessoas de todo o mundo reúnem-se em torno do farol do Cabo de Creus para dar as boas vindas ao primeiro nascer-do-sol do ano.
O Cabo de Creus é o ponto mais oriental de Espanha, e é também o primeiro lugar a ser banhado pelo sol na Península Ibérica. “A quem madruga, Deus ajuda”, e com a festividade do Sol Nascente (Sol Ixent, em catalão) teremos uma razão para o visitar. Quando o sol começa a despontar no horizonte, também começam as danças de sardanas (danças de mãos dadas em círculo) e distribui-se chocolate quente entre os presentes.
Não é original celebrar o primeiro nascer do sol do ano desta maneira? Retire mais ideias do nosso guia das festas mais singulares de Espanha e divirta-se de maneiras imprevistas.
Perca-se no Cabo de Creus
Todos os catalães ficam com os olhos a brilhar quando se fala do Cabo de Creus. As suas formações rochosas escondem todo o tipo de paraísos naturais, em que parece que o tempo se deteve e a única coisa importante a fazer é rendermo-nos à calma e tranquilidade do ambiente em volta.
As praias do Cabo de Creus são as mais belas de toda a Costa Brava, e convidam-nos a refrescarmo-nos nas suas águas cristalinas. Além disso, a forte erosão do mar esculpiu as formações rochosas de curiosos efeitos que às vezes fazem lembrar leões, camelos, e até dragões.
No Cabo de Creus encontrará numerosas rotas para fazer caminhada, e que poderá realizar a pé mas também de bicicleta, fazendo paragens pontuais para se refrescar nas praias. Recomendamos que aprecie os pores do sol a partir dos miradouros… as vistas são mágicas!
A Fiesta de San Sebastián a 20 de janeiro
Encontramo-nos perante a celebração mais arreigada de Cadaqués. Todos os anos a 20 de janeiro, os habitantes da cidade sobem juntos até à Ermida de San Sebastián, a 400 metros de altura, fazendo um trajeto de aproximadamente duas horas de duração. Na ermida, que só abre nesse dia, celebra-se uma missa, com danças de sardanas e um almoço ao ar livre para rematar o encontro. Ainda que não seja natural de Cadaqués, os locais acolhem os turistas com toda a naturalidade, por isso não deve perder esta visita.
Casa-Museu de Salvador Dalí
Desde o primeiro momento em que pisamos a Casa-Museu de Salvador Dalí, somos introduzidos ao universo de imaginação e fantasia deste excecional artista catalão. Dalí entendia a sua casa como um ser vivo, o qual crescia à medida que também a sua vida se desenrolava. Portanto, ao largo de quarenta anos, foi ampliando e remodelando o edifício, acrescentando quartos e elementos surrealistas que convertem a sua casa em mais uma das suas obras.
As suas pinturas e esculturas estão dispostas em todas as divisões, desde o escritório onde trabalhava, ao jardim, a biblioteca, e em qualquer espaço onde vivesse. Hoje em dia, uma visita à sua casa é obrigatória e constitui-se como um escape da realidade, uma viagem ao fascinante mundo de Salvador-Dalí.
A Casa-Museo de Salvador Dalí encontra-se em Portlligat, uma pequena povoação de pescadores localizada numa baía que faz parte do município de Cadaqués. As suas vistas sobre o mar, os terrenos com oliveiras e vinhas, e as falésias que a rodeiam, são tudo elementos que merecem ser desfrutados com calma. Por isso, não há nada como reservar um dia das suas férias para vir à descoberta da zona.
Museu de Cadaqués
Outra paragem cultural obrigatória é no Museu de Cadaqués, um museu com obras de todo o tipo, e um denominador comum a liga-las: a população, cultura e história de Cadaqués. Tratam-se de obras que se inspiraram por esta localidade e que, de uma ou outra forma, tentaram captar a alma e a beleza de Cadaqués. Destacamos a exposição sobre Salvador Dalí, o grande artista da região, mas também as obras de Richard Hamilton, Arranz Bravo, Antoni Pitxot… e diversas exposições temporárias.
Cadaqués é um dos povos com mais encanto na Costa Brava, mas se procura mais lugares com atmosferas igualmente mágicas recomendamos este artigo sobre os lugares inesquecíveis de Espanha.
Carnavais em Cadaqués
Fevereiro é sinónimo de carnaval em Espanha, e Cadaqués não fica para trás. Aqui os carnavais vivem-se de maneira especial, com um desfile de disfarces, carroças e animação de rua ao largo do passeio marítimo. Se estiver de visita em família, este evento assume-se como especialmente recomendável, porque organizam-se workshops e atividades pensadas para os mais pequenos.
Semana cultural de abril
O dia 23 de abril é o dia de Sant Jordi, um dos mais importantes na Catalunha. A tradição manda que os casais de namorados e grupos de amigos se ofereçam livros e rosas uns aos outros, porém em Cadaqués celebra-se com uma festa cultural que se prolonga por toda a semana. A Semana Cultural de Cadaqués conta com prémios literários, conferências, exposições… e todo o tipo de eventos abertos ao público… pelo que não o devemos perder se nos encontrarmos na zona.
Feira de indianos em Cadaqués
Um americano em Cadaqués! Assim se chama à feira que tem lugar no primeiro fim-de-semana de junho em Cadaqués. O passeio marítimo da localidade enche-se de bancas e produtos artesanais, e muitos habitantes vestem-se de modo étnico, já que o motivo desta celebração é o estreitar histórico de relações entre Cadaqués e Cuba, em particular durante os anos da Espanha Colonial. Não faltam atuações musicais e teatro callejero, representando sempre a chegada dos sul-americanos vindos por mar.
O Festival Internacional de Música de Cadaqués no verão
Cadaqués esforça-se por agradar aos seus visitantes, e o festival de música que organiza todos os verões é apenas uma demonstração disso. Desde 1970 que todos os verões acontece o Festival Internacional de Música de Cadaqués, com os seus ritmos especiais que metem toda a Costa Brava a abanar o capacete. Não saberíamos definir exatamente o estilo deste festival, já que as atuações são de todo o tipo: desde flamenco, a gospel, soul, pop-rock, jazz, e até música clássica. Com tanta variedade, ninguém deixa de se divertir e de passar um bom bocado.
Este ano vai acontecer entre os dias 4 e 15 de agosto, e o seu programa inclui artistas famosos de nível internacional. Mas também se organizam concertos gratuitos de artistas menos conhecidos, que frequentes vezes são a cereja no topo do bolo de um dia de férias irrepetível.
Fiestas Mayores de Cadaqués
Em setembro, coincidindo com o dia nacional da Catalunha, celebra-se a Fiesta Mayor de verão de Cadaqués, que inclui um sem fim de atividades folclóricas e culturais. Entre elas destacam-se o original concurso de “dolls” (uma curiosa peça de cerâmica de cor verde que se transportava sobre a cabeça), e a Marnatón, uma prova de natação que decorre entre o Cabo de Creus e Cadaqués e que tem como eventos paralelos espetáculos de música na plaza del Pueblo.
Já em dezembro tem lugar a Fiesta Mayor de inverno, em honra da patrona de Cadaqués: a Virgen de la Esperanza. A celebração inclui sardanas, competições desportivas, jogos infantis e populares, e bailes. Quem pode resistir?
A cultura e beleza que se desprende da baía de Cadaqués são razões mais do que suficientes para querer passar uns dias de férias na zona. É por esse e por mais motivos que em Cadaqués se celebram algumas festas e eventos que continuam a acrescentar charme à cidade graças a toda a sua atmosfera já típica. Reserve a sua casa de férias na Costa Brava e prepare-se para desfrutar de uns dias no paraíso.
Como pudemos ver, qualquer época do ano é boa para visitar Cadaqués. Esta povoação de preciosas casas brancas rodeadas de pura natureza guarda inúmeras surpresas. Aproxime-se de Cadaqués este verão se quer desfrutar de umas férias como nunca antes imaginou.