A La Tomatina de Valência: A maior luta de comida do mundo

O festival anual de lançamento de tomate de Valência, conhecido como La Tomatina, é um caso repetido de sucesso: são cerca de 20 mil pessoas a atirarem 100 toneladas de tomates pelados (o que perfaz 150 mil tomates!). Segundo consta, é esta a maior luta de comida do mundo.

Se quiser participar, não se esqueça de usar uns óculos de mergulho na cara e de calçar uns sapatos velhos.

Tomatina Festival Buñol

La Tomatina

As festividades acontecem na pequena vila de Buñol, que se situa a 38 quilómetros da cidade de Valência. Durante a maior parte do ano, Buñol conta apenas com 9 mil habitantes, mas este número cresce imenso durante a La Tomatina.

Em 2012 foi atingido um número recorde de 50 mil visitantes na cidade devido a este festival, o que representou uma enchente tal que a cidade decidiu passar a restringir o número de participantes através de um sistema de ingressos. Por isso, hoje em dia, são vendidos apenas 20 mil bilhetes para o festival, com preços a partir dos 10 euros.

A grande batalha acontece uma vez por ano, na última quarta-feira de Agosto. A luta começa às 11 da manhã, quando é dado o sinal de partida. Termina exactamente uma hora depois, com as ruas cobertas de tomate esmagado e grandes mangueiras em acção para garantir que tudo fica limpo.

Os lojistas cobrem as entradas e as montras com plásticos para proteger os estabelecimentos, contudo as ruas de Buñol acabam mais limpas do que se não tivesse ocorrido o festival, já que são inteiramente limpas por causa da sujidade e da acidez do tomate. 

Tomatina Festival Buñol

A história da La Tomatina

Existem várias histórias sobre a origem do festival Tomatina, e muitas mais que procuram explicar a proibição por duas vezes do festival. A história mais vezes contada reporta-nos para o ano de 1945, quando um grupo de rapazes decidiu começar a atirar tomates uns aos outros porque estariam zangados. No ano seguinte decidiu-se repetir a batalha de tomates e torná-la numa tradição.

A La Tomatina foi proibida no início dos anos 1950 mas as festividades foram retomadas em 1957, quando os residentes de Buñol protestaram contra esta proibição e se organizaram para realizar um funeral cerimonioso em nome de um tomate gigante. Porém, anos depois, seria novamente banido durante o regime franquista pelo seu carácter religioso, já que o festival é celebrado em honra dos santos padroeiros Louis Bertrand e Mare de Déu dels Desemparats. A La Tomatina seria definitivamente reintroduzida em 1970, numa altura em que os participantes traziam os próprios tomates já que só em 1975 é que viria a aparecer uma organização oficial com armas de arremesso próprias.

 

Tomatina - Tomato Festival in Valencia

Factos sobre a La Tomatina

  • Os tomates pelados vêm da Extremadura, onde são mais baratos do que em Valência.
  • Os tomates são transportados para Buñol em carrinhas próprias, e depois descarregados e atirados sobre os participantes.
  • Antes do início da grande batalha tem início uma competição chamada El Palo Jabón, em que os participantes tentam subir por um poste besuntado de sabão para ver quem apanha primeiro a perna de presunto no topo. 
  • O festival começa oficialmente assim que a perna de presunto é capturada. Dado que pode demorar algum tempo até se chegar ao topo do poste besuntado, algumas pessoas preferem não assistir a esta competição.

3 dicas para assistir à La Tomatina

  1. Lembre-se que tem de esmagar os tomates antes de os atirar.
  2. Vista calçado apertado e bem fechado, para que não magoe os pés nem perca os sapatos no meio da confusão.
  3. É uma óptima escolha se usar uns óculos de mergulho para se proteger dos arremessos, mas outra alternativa é enfiar a parte da frente da sua t-shirt dentro das calças ou calções, de maneira a que tenha um pedaço de pano limpo e seco para limpar os olhos.

Férias em Buñol

Se estiver a contar ir a Buñol para a La Tomatina, saiba que pode fazer umas férias nesta região com muito mais actividades e atractivos do que esta festa. A região é montanhosa e muito bela, por isso não faltam oportunidades para fazer caminhadas, escalada e andar de bicicleta.

Buñol Valencia nature

Também a comida em Buñol é bastante singular. Os caracóis e os pratos de cogumelos estão entre as iguarias mais apreciadas da cozinha local, que não dispensa contudo uma variedade de pratos de carne. Mas até a sua versão de gaspacho é bastante diferente da de outras regiões de Espanha – normalmente é servido com carne de coelho ou perdiz.

Se for como nós, provavelmente gosta de experimentar novas comidas locais sempre que viaja. E se assim for não deve perder a Feria Gastronomica y Cultural de La Tomatina, em Buñol, e ter uma verdadeira viagem sensorial pelos melhores produtos regionais. Este festival de comida acontece exactamente um mês antes da La Tomatina, e conta com competições dos melhores restaurantes da zona, tem concertos de jazz, exibições de filmes, e conversas com especialistas à volta de temas da gastronomia.

Se já se decidiu a visitar Buñol para a La Tomatina ou para outros acontecimentos e experiências, talvez queira marcar com antecedência a sua estadia. Veja aqui por casas para arrendar na própria vila, na cidade de Valência, ou dentro da província de Valência.