É difícil ir a Blanes e ficar-se aborrecido. A charmosa cidade à beira-mar que é a porta de entrada para a Costa Brava tem mercados de rua tipicamente espanhóis, fiestas e eventos tradicionais que decorrem ao longo do ano inteiro, o que não falta são coisas para ver e fazer.
Blanes é também conhecida pelas suas admiráveis praias e enseadas rochosas, as suas igrejas históricas, um cidade velha de encantar, impressionantes monumentos e património, tudo isto rodeado de imensos restaurantes e bares para que as suas noites sejam sempre animadas. Blanes fica ao pé de um outro ponto turístico e balnear famoso, Lloret de Mar, e
está a apenas uma hora de Barcelona.
O que é que não pode então perder numa visita a Blanes? Que eventos e atrações deve procurar numa
visita a Blanes?
1. Os Jardins Botânicos de Blanes
Blanes tem os melhores jardins botânicos da Europa. E são consensualmente considerados como a mais importante atração da cidade, e portanto não se deve deixar de os visitar.
Jardim botânico Marimurtra
Situado no cume de uma montanha, este colorido jardim tem vistas maravilhosas sobre o mar Mediterrâneo e sobre os imponentes desfiladeiros por baixo do jardim. Ocupa cerca de 15 hectares e foi criado em 1920, por um empresário alemão chamado Carl Faust. Hoje podemos lá encontrar mais de 4 000 espécies diferentes de plantas, e até papagaios que de vez em quando pousam por perto para uma fotografia divertida!
O jardim está aberto todos os dias das 10h00 Às 17h00 e as entradas custam 6,5€. Pode simplesmente caminhar até ao jardim, já que fica a apenas 1,5 km do centro de Blanes (basta seguir o Passeig de Carles Faust por trás do porto). Adicionalmente, faça uma visita a uma das praias que ficam perto do jardim, com destaque para a Cala San Francesç.
A Cala San Francesç é uma das mais interessantes praias da Costa Brava, ainda por cima, com o jardim Marimurtra ali ao lado, tem tudo para passar um dia excelente com a natureza envolvente. A combinação do ambiente tropical do jardim com o adorável azul do mar é inesquecível. É particularmente pitoresco o pequeno templo Linné numa das pontas do desfiladeiro. Não é de admirar, tendo em conta todos estes pormenores, que mais de 300 000 pessoas visitem este jardim todos os anos.
Jardim botânico Pinya de Rosa
Outro maravilhoso e famoso jardim botânico é o Pinya de Rosa. Vale bem a pena uma visita. A paisagem de Pinya de Rosa foi declarada oficialmente como “de Interés Nacional”. Uma vez mais, é possível ver o mar a partir deste jardim, que tem cerca de 50 hectares de perímetro e 7 000 espécies tropicais para descobrir. Foi construído em 1945 e tem em exposição diferentes tipos de catos, palmeiras e plantas aloé vera.
O Pinya de Rosa está aberto de segunda a sábado, das 9h00 às 13h00. As entradas são bastante acessíveis (4€) e tem parqueamento gratuito à sua disposição, pelo que pode aproveitar e fazer também uma visita à Ermita de Santa Cristina que fica ali ao lado.
Se ainda lhe sobrar tempo, não deixe também de visitar a praia Cala Treumal, a apenas 300 metros de distância.
2. O castelo e miradouro de Blanes
Se está à procura de uma vista espetacular sobre Blanes, o porto, as suas praias e linha de costa, bastará fazer uma caminhada a subir a colina de San Juan, até chegar ao castelo com o mesmo nome. Fica situado a 173 metros de altura, bem no topo da colina.
Construído no século XIII, este castelo já sofreu muitas alterações ao longo do tempo. No essencial, só a sua torre do século XVI e algumas ruínas são originais, mas as vistas a partir do castelo são fabulosas e existe imensa informação espalhada pela zona para que possa aprender mais sobre a sua história. Em dias claros, é até possível observar o perfil da montanha de Montjuïc, em Barcelona.
Não se esqueça de trazer consigo uma garrafa de água para a escalada, e escolher uma altura do dia, seja de manhã ou ao fim da tarde, em que o sol não esteja demasiado quente – tome particular atenção no verão. Vista roupas confortáveis e traga chapéu e protetor solar. Se não lhe apetecer fazer esta escalada e cansar-se, pode também conduzir pela estrada serpenteante que leva até lá acima. Existem lugares de estacionamento gratuitos ao pé do castelo.
3. Peixe e marisco, as especialidades de Blanes
Blanes tem uma longa tradição no que respeita à pesca. O seu porto tem tanto iates como barcos de pesca, e é um lugar fantástico para degustar algum do peixe fresco e marisco nos restaurantes locais. Também pode ir explorar toda a atividade da Lonja de Blanes, um mercado portuário de peixe que é dos poucos do género ainda ativos na Costa Brava.
Ao longo do ano, são vários os eventos gastronómicos organizados na região, durante os quais os restaurantes participantes de Blanes oferecem menus especiais com um foco especial nos produtos da época ou em destaque naquela edição.
As Jornadas de la Gamba, por exemplo, acontecem em maio, e as Jornadas Gastronómicas del Suquet de Peix – um prato de peixe tradicional de Blanes – decorrem em outubro. Peça mais informações no Posto de Turismo de Blanes.
4. Os melhores eventos e festivais de Blanes
Enquanto estância balnear, Blanes tem algumas das fiestas e atividades culturais mais quentes do verão, atraindo bastantes visitantes.
Alguns exemplos do que poderá conhecer em Blanes são as Sardanas, ou as danças catalãs tradicionais; também as Habaneras (músicas das caraíbas importadas de Cuba no século XIX, expressões essas que são originais dos emigrantes espanhóis para aquele país e que mais tarde seriam adaptadas por pescadores locais); festivais de dança; concertos ao ar livre, atividades desportivos, workshops de artesanato; etc.
E tal como acontece com a maioria das terras de Espanha, Blanes tem ótimos festivais de verão:
A Noche de San Juan: uma festa mágica de verão na praia
Blanes tem, sem surpresa, uma das melhores festas da Noche de San Juan da Catalunha. Basta pensar na colina e castelo que adotaram o nome do mesmo santo.
Esta noite especial que se celebra de 23 para 24 de junho – a noite mais curta do ano – é também conhecida como a “Noche del Fuego”, dado ser tradição saltarem-se fogueiras postas na praia, enquanto se convive com bebidas e danças em celebração do verão. E, claro, não faltam os fogos-de-artifício e pirotecnia variada.
A atmosfera festiva espalha-se um pouco por toda a cidade, com celebrações de rua (as verbenas), música e bares cheios de gente em folia. É também comum nesta noite beber-se um pouco de cava e tomar a típica sobremesa “Coca de Sant Joan”, feita de um pão doce com nata e frutas cristalizadas.
Fiesta Mayor de Blanes & o melhor Festival de Fogos-de-artifício da Costa Brava
Se for a Blanes no fim de julho, então a sorte está do seu lado. É que terá a possibilidade de viver o mais impressionante Festival de Fogos de Artifício de toda a Costa Brava, este que é certamente um dos melhores da Europa!
Concur Focs d'Artifici é uma famosa competição internacional de fogos-de-artifício e faz parte do Santa Anna Festival, ou Fiesta Mayor de Blanes. Este festival de verão celebra o santo patrono da cidade, Santa Anna, e oferece todo o género de divertimentos, com música, folclore e desfiles com gigantones.
A competição de fogos-de-artifício é o maior evento de Blanes, atraindo centenas de pessoas das áreas em volta e até de mais longe. Todos querem ver os espetaculares fogos, já que as várias regiões estão em disputa.
A melhor maneira de ver os fogos é indo à praia, mas também pode optar por observá-los a partir das colinas ou até do rochedo de Sa Palomera, que separa a Platja de Blanes da praia S’Abanell, e onde é possível estar mesmo no centro de toda a ação. Os fogos-de-artifício são um espetáculo inesquecível também devido ao ambiente único de Blanes!
Fiesta Mayor “pequeña”
Fez uma reserva para umas férias na praia em Blanes no mês de agosto? Então pode também participar numa festa de verão tradicional. A Fiesta Mayor Pequeña celebra-se em honra dos santos San Bonosio e San Maximiliano no dia 21 de agosto.
Tem um programa festivo com atividades musicais, culturais e desportivas, com as provas de regata a assumirem um protagonismo particular. Mas o evento mais famoso deste festival é a Caminada Popular Nit de Sant Bonós, decorrendo sempre à noite.
Carnaval
Se estiver de visita a Blanes no inverno, irá gostar de experimentar uma fiesta local com muita animação: é o tempo do carnaval! Prepare-se para a diversão total, porque os espanhóis adoram estes dias de folia. Todos se vestem a rigor e participam na festa enquanto os desfiles atravessam a cidade.
Este carnaval inclui todas as atividades típicas, incluindo concertos. Também existem alguns workshops especiais, áreas de recreio, ou espetáculos especialmente desenhados para crianças. Para mais atividades com crianças em Blanes, consulte o nosso Guia Familiar em Blanes.