O Funicular de Artxanda – passeio pelas alturas, em Bilbau

Este funicular de Bilbau é uma atracção incontornável. Foi construído à imagem da que também pode encontrar na vizinha San Sebastián, considerada por nós um dos "destinos inesquecíveis de Espanha". É um funicular clássico e muito entusiasmante, especialmente para os mais novos ou para viagens em casal.
 
Entre nele e sentir-se-á um privilegiado pelas vistas áreas que abarcam toda a cidade, inclusive do Monte Artxanda. É, além disso, uma actividade que lhe preencherá uma manhã inteira e que será memorável. Terá neste passeio uma boa introdução à cidade de Bilbau.

O que ver?

Zicht op Bilbao vanaf het uitkijkpunt, Funicular
 
A plataforma de observação fica a cerca de 250 metros do solo. Quando atingir essa zona verá uma cidade extensa e muito diversificada no seu urbanismo e paisagens, com áreas claramente industrializadas mas que convivem bem com o rio e as montanhas verdes em volta. Não exageramos quando falamos da dimensão impressionante de Bilbau – sabia por exemplo que é a quarta maior cidade de Espanha, logo a seguir a Madrid, Barcelona e Valência?
 
A partir da plataforma de observação consegue ver e tirar fotografias dos vários pontos turísticos da cidade, como o Museu Guggenheim ou a zona do aeroporto. O estuário do rio e toda a zona costeira são particularmente populares entre os turistas, assim como os modernos edifícios de vanguarda dos quais se destaca a Torre Iberdrola.
 
No topo da montanha irá encontrar, ao fim da viagem de funicular, algumas surpresas como um parque verde onde pode relaxar das recentes emoções, um restaurante, um hotel e um complexo desportivo

Como chegar?

Bilbao, Guggenheim museum
 
 
O mundialmente famoso Museu Guggenheim fica a uma curta distância a pé do funicular. Aproveite porque é uma fabulosa caminhada ao longo do rio Nervión e da famosa ponte Zubizuri. Às vezes, quando está um clima agradável de fim-de-semana, pode ainda apreciar lá do alto o imenso desfile de caminhantes que aproveitam o bom tempo e se juntam em multidões para visitar a cidade.
  
Caminhe a partir do Funicular até à ponte Zubizuri, que fica um pouco mais à frente e o leva até à cidade. Lá em baixo, tem todas as condições para passar um resto de dia em grande em Bilbau.
 
A estação de metro também não fica muito longe do funicular, basta caminhar um quilómetro e chegará às estações de Abando e de Moyua.

Breve história do Funicular de Bilbau

Funicular Artxanda

 
A história do funicular de Bilbau é semelhante aos que já havia sido criado em San Sebastián em 1912. No final do século XIX, e no início do XX, em plena Bella Époque, muitos habitantes locais visitavam a montanha Artxanda daquela cidade para eventos de lazer e cultura. Várias instituições foram criadas no local, nomeadamente casas de jogo e estabelecimentos de convívio onde a bebida e a boa comida imperavam – destaque para os txakolis (vinhos locais com notas jovens e frescas), companhia certa dos que vinham às montanhas em ambiente familiar ou então amigos para relaxar.
 
Uma ideia começou a instalar-se a partir dessa necessidade social de mobilidade para a montanha, então desenvolveu-se entusiasmo à volta de um projecto para uma pequena linha de comboio que ligasse o centro da cidade ao Monte Artxanda. Ponderou-se neste projecto em várias fases, em 1901, 1912 e 1915, mas a falta de financiamento impediu sempre a realização da infraestrutura. Eventualmente decidiu-se copiar a estrutura do funicular de San Sebastián, que era um projecto bastante moderno e com carruagens que atingiam a notável velocidade de 8 kms por hora.
 
Funicular Bilbao
 
Houve entretanto alguns períodos difíceis na história do funicular de Bilbau, que entre 1915 e 2016 já completou um século de vida. Por várias vezes viu-se forçado a fechar: primeiro por ter sofrido danos na sequência de um bombardeamento em plena Guerra Civil Espanhola; depois, durante um acidente em 1978 em que um vagão se despenhou em terra, teve o seu serviço suspenso durante um período de tempo. Em 1983 Bilbau foi atingida por inundações terríveis,  que novamente infligiu danos nas estruturas do funicular. Hoje está de plena saúde, é totalmente segura e um exemplo de resistência em toda a cidade.

Petiscar enquanto admira Bilbau

Zicht op Bilbao vanaf Artxanda mountain

 
Felizmente já ninguém põe em causa a segurança do funicular, que circula pelos céus de Bilbau há já várias gerações. Os habitantes locais e os turistas são dos que mais frequentam este serviço, que garante divertidas vistas panorâmicas e são o pretexto perfeito para sessões fotográficas ousadas. Considere ainda trazer a toalha de piquenique atrás, porque quando chegar ao outro lado de certeza que lhe vai apetecer para parar durante umas horas para apreciar a paisagem. 
 
Para aqueles que preferem ir à descoberta da gastronomia basca, temos uma super dica para dar: Uma vez no topo da montanha, saído do funicular, encaminhe-se ali ao lado para um dos mais famosos restaurantes de Bilbau, conhecido pela sua excelente carne grelhada. Chama-se Txakoli Simon, fica no Camino de San Roque, 89, e tem o preço médio de 89 euros pelo menu de carne. 

Horário de funcionamento e preços

Funicular Bilbao

 
O funicular de Artxanda funciona todos os dias da semana, entre as 07h15 e as 22h00, e tem o custo de um bilhete normal de transportes públicos.
 
No dias de feriado o horário é das 8h15 às 22h00, com excepção dos meses de Verão (Junho, Julho, Agosto e Setembro) em que fecha uma hora mais tarde, às 23h00.
 
A cada 15 minutos circula uma carruagem. Quando a afluência é muito elevada, o tempo de espera pode ser ainda menor para evitar que tenha de esperar em filas. Cabem até 70 pessoas numa cabina e a viagem em si demora apenas 3 minutos, percorrendo uma distância de 770 metros em inclinação máxima de 45%. Não haverá portanto motivos para inseguranças.
 
Funicular station, Bilbao
 
O seu bilhete pode ser comprado na própria estação do funicular. O preço padrão para um bilhete é de 0,95€, embora possa usufruir de viagens gratuitas se possuir o cartão turístico de Bilbau. Pode viajar dentro da cabina com cães desde que permaneça numa zona de segurança, e é proibido fumar durante a viagem.
 
Outro aspecto importante: O clima do País Basco pode ser um pouco instável, pelo que é recomendável que escolhas os dias mais límpidos para a sua viagem. Se estiver céu nublado poderá ser uma autêntica lotaria: às vezes melhora com uma grande rapidez, mas às vezes também piora o tempo fica escuro e húmido. 
 
Apetece-lhe ficar por casa e fazer o seu próprio petisco Espanhol? Veja o nosso vídeo sobre como fazer deliciosas pataniscas de camarão.