Já tem o seu creme protetor em riste, o seu guarda-sol e a sua toalha de praia. Com apenas três elementos fica pronto para fazer praia em Barcelona. Mas ir a que praia, e o que tem cada um para oferecer?
Com nove praias distintas e para todos os gostos, pode ser difícil escolher. Mas uma coisa mantém-se inalterada – as praias urbanas ficam a abarrotar durante o Verão. Mas isso não é motivo para preocupações: em 4.5 quilómetros de areal irá sempre encontrar espaço para estender a toalha.
Uma breve história
Antes de a praia ser um destino popular de lazer, o Mar Mediterrânico que banha a costa de Barcelona servia exclusivamente para as trocas comerciais no porto da cidade. Felizmente tudo viria a mudar no início do século XX, quando se começou a olhar para o mar como um elemento bom para se fazer desporto e abriram clubes de remo, de vela e natação.
As praias de Barcelona não eram tão animadas como se viriam a tornar após os Jogos Olímpicos de 1992. A única área balnear era, efectivamente, a Barceloneta. Depois de um enorme investimento de recuperação da zona costeira, a Câmara Municipal de Barcelona fez um upgrade às áreas de praia e que são hoje um chamariz tão importante como a história, a arte e a oferta cultural que a cidade tem para oferecer.
Mas como é que são as praias?
As praias de Barcelona são limpas e têm manutenção regular. Os serviços públicos de que dispõem são imensos: espreguiçadeiras para alugar, casas de banho públicas, chuveiros exteriores, e todos os restaurantes, cafés e chiringuitos que possa imaginar.
A verdade é que, com tantos turistas, as praias podem sofrer um pouco com o lixo que resta ao final do dia. É por isso que a câmara investe na limpeza das praias todas as manhãs. Se vier a uma praia de Barcelona tente contribuir para uma atitude responsável, e deixe sempre o seu lixo nos contentores.
Não fique inquieto quanto à perigosidade do mar, basta que saiba ler a sinalética da praia. Bandeiras da EU hasteadas indicam que é uma praia segura. E desde que não esteja bandeira vermelha, que significa correntes fortes no mar, pode ir dar mergulhos à vontade.
Um apanhado das praias
Llevant e La Nova Mar Bella
Estas duas praias da zona norte da cidade são as mais tranquilas em Barcelona, já que são também as mais afastadas do centro da cidade. Mas não nos interpretem mal, nem por isso têm pouca afluência! Ficam perto do distrito de Poblenou, por isso uma tarde típica para qualquer habitante da região passa necessariamente pela praia, seja caminhando na alameda ou na Rambla de Poblenou perto do mar, ou dando mesmo uns mergulhos.
Esta área é um encanto para as crianças, não só pela atmosfera urbana e das praias mas também porque há zonas de recreio para elas no Parc de Poblenou. Existe também um parque infantil no areal: um escorrega em forma de pirâmide e uma estrutura para escaladas.
La Mar Bella
Esta é uma praia popular entre a comunidade gay da cidade e onde se pratica nudismo. As brizas do mediterrâneo nos corpos nus são um deleite que a maioria não deixa passar. Também existe aqui um óptimo parque de skates e dois ginásios ao ar livre para trabalhar os seus músculos.
Bogatell
Uma praia relaxante, Bogatell é das preferidas entre as famílias. Além disso é inclusiva e tem uma rampa, para quem ande de cadeira de rodas, ou para os que se queiram deslocar depressa ao longo da praia, em cima de uma bicicleta ou scooter. Também existe um número considerável de restaurantes nesta praia.
Nova Icária, Somorrostro, e Barceloneta
Esqueceu-se do seu livro em casa? Não tem problema, em Somorrostro, durante toda a época balnear, a Biblioplatja abre. Pode alugar na própria praia vários romances, revistas, livros infantis, jornais diário, tudo isto fornecido pela biblioteca temporária que encoraja todos os banhistas a lerem na areia. Já chega de carregar debaixo do braço um pesado romance para ter com que se entreter!
A Barceloneta foi uma consequência feliz do enorme boom de desenvolvimento e recuperação de espaços urbanos após os Jogos Olímpicos de 1992, com o seu Port Olímpic em destaque. É muito fácil de o reconhecer a partir da praia já que tem imensos barcos atracados na marina e é em si uma parte distintiva da costa.
O Port Olímpic abriu em 1991, e foi aqui que aconteceu a competição de vela dos Jogos Olímpicos. É ainda hoje uma área bastante animada da praia. Tem imensos restaurantes e bares, e é palco de bom convívio entre grupos de jovens e adultos à noite. Ali perto ficam as conhecidas por Torres Gémeas, o edifício MAPFRE e o luxuoso Hotel Arts. Também não pode deixar de visitar o “The Peix”, uma estátua dourada de um peixe concebida pelo famoso arquitecto Frank Gehry.
Sant Sebastiá e Sant Miquel
San Sebastiá começa no icónico W Hotel, que tem a forma de um navio. Esta é uma praia bastante conveniente a que pode ir se tiver passado todo o dia a passear pela cidade, dado que fica bastante próxima do centro. É também uma praia muito divertida e activa, com diversas atracções.
Para além da Barceloneta, Sant Sebastiá foi uma das primeiras praias que permitiu a entrada na água para banhos. Nesta praia irá encontrar a famosa peça de arte urbana chamada Estel Ferit (“Estrela Ferida”), concebida pela artista Rebecca Horn. À primeira vista parece-se com uma série de caixas empilhadas. E ela faz-nos lembrar dos blocos de apartamentos não muito atractivos que foram construídos antes desta área se ter desenvolvido e modernizado.
Onde comer
O Catamaran é um dos nossos espaços favoritos para comer uma paelha de marisco. Mexilhões grandes, camarões frescos, umas gostas de limão por cima… não há nada melhor e mais refrescante! Há também um detalhe delicioso no modo de confeccionar arroz que tem o nome de socorrat… Se pedir um prato com este modo de confecção, irá reparar que o seu arroz vem numa crosta que acrescenta imensa textura e interesse à refeição. Comer paelha na praia é uma experiência imperdível. Tome nota: Catamaran, Avenida del Litoral, 44, 08005 Barcelona.
Arenal é um restaurante à beira mar, quase construído sobre o areal. Se lhe está a apetecer umas patatas bravas, polvo fresco ou qualquer tipo de pratos de marisco, este é o lugar a visitar. Passeig Marítim La Barceloneta, 08003 Barcelona.
Outras recomendações de praias fora de Barcelona
Se estiver disposto a viajar para fora de Barcelona, existem alguns excelentes lugares e com menos afluência de gente que pode visitar.
Badalona: apesar de o areal aqui ser mais denso, a atmosfera da praia é ideal para a família. Tem uma alameda bastante grande onde pode passear, e um centro comercial com área de restauração muito perto, caso lhe apeteça fazer umas compras. Os acessos são também bastante fáceis, particularmente se vier de comboio.
Montgat Nord: A viagem de comboio dura cerca de 30 minutos se vier da cidade, e percorre toda a linha de costa. Vai poder ver a praia da janela, por isso é fácil de saber quando sair da carruagem. Também é uma praia um pouco mais calma dos que as outras, tem água clara, e é muito mais limpa do que as praias urbanas de Barcelona que já mencionámos. Sem dúvida, recomendável.
Ocata: esta praia tem imenso, imenso (!) espaço na areia. Não irá sentir dificuldades em encontrar um lugar onde estender a toalha. Ainda que possa ficar longe da água.
Se estiver de visita a Barcelona e vier a alguma das praias, podemos garantir-lhe uma coisa: não se sentirá aborrecido!