A encantadora vila de pescadores de La Caleta localiza-se a uma curta distância de uma das áreas de férias mais movimentadas da ilha, e é de visita obrigatória se estiver alojado no sul de Tenerife. Os sortudos que têm a oportunidade de visitar esta preciosidade, costumam destacar os ótimos restaurantes de marisco da ilha ou mergulhar nas águas claras e turquesas.
De vila de pescadores a paraíso do marisco
La Caleta situa-se na costa sudoeste de Tenerife, próximo do destino de férias popular Adeje Costa. O tempo que nos leva daqui até La Caleta é de cerca de uma hora, mas também pode chegar à vila de carro ou num autocarro local, principalmente se partir da sua casa de férias em Los Cristianos ou de uma vivenda na Playa de las Americas.
Os barcos de pesca estão atracados na baía em frente à vila, e os pescadores costumam nadar em vez de velejar até à costa. La Caleta é um polo de atração para muitos estrangeiros que decidiram desfrutar da serenidade desta vila todos os dias.
Paraíso dos amantes de comida
É quase impossível enganar-se na oferta de restaurantes daqui, muitos deles localizados junto ao mar. Masia del Mar é um restaurante de marisco gerido em família. O custo médio de comer fora em La Caleta é ligeiramente superior ao de outras áreas da ilha, mas também poderá encontrar restaurantes a preços mais baixos, como é o caso de Varadero em Calle las Artes.
Muitos dos que visitam a zona não deixam escapar os pores-do-sol espetaculares. Ao fim de tarde, muitas pessoas agrupam-se para observar em conjunto os últimos instantes do dia, com o sol a desaparecer lentamente por trás da ilha vizinha de La Gomera.
Praias de La Caleta
Não existem praias de areal fino em La Caleta. A linha costeira é rochosa, mas ainda assim encontrará bastantes escadas de acesso que o levarão até ao mar facilmente. A claridade das águas turquesas são convidativas a um mergulho.
Poderá encontrar praias de cortar a respiração por trás das montanhas, do lado direito de La Caleta. Terá de as descer para chegar às praias, já que não são acessíveis pela estrada. Os caminhos são difíceis e pronunciados em alguns lugares, por isso lembre-se de levar calçado confortável e resistente, água e snacks.
A primeira praia que vai encontrar é a Playa los Morteros, e esta tem a curiosidade de, há apenas 25 anos, poucas pessoas na ilha saberem da sua existência. Morteros não tem areal fino, mas apresenta-se como uma enseada rochosa com muitas zonas para dar mergulhos na água cristalina. Também há uma pequena comunidade hippie que vive na praia, ainda que não seja permitido acampar aqui.
A seguir à Playa los Morteros vem a Playa Diego Hernandez, mas terá de descer um trilho acentuado e rochoso para lá chegar. A Playa Diego Hernandez tem sido consistentemente considerada como uma das praias mais belas de Tenerife.
Diego Hernandez tem aproximadamente 80 metros de comprimento e conta com areal branco. A atmosfera é relaxada e é frequentada por muitos naturistas, que vêm aqui fazer um bronzeado de corpo inteiro e desfrutar da paz e sossego.
Recomendamos uma visita à Playa Diego Hernandez enquanto há maré baixa, para poder estender a sua toalha à vontade. Se a maré estiver alta, desfrute do sol quente das Canárias fazendo um piquenique no topo de um desfiladeiro.
Diego Hernandez localiza-se junto a Golf Costa Adeje. Também poderá caminhar até lá desde a encantadora vila de El Puertito – uma das vilas mais agradáveis do sul de Tenerife.
Festivais tradicionais de La Caleta
Sempre que chega agosto, La Caleta organiza a tradicional celebração da Virgen del Carmen. Uma procissão religiosa onde a estátua da virgem é levada em braços até à praia e colocada num barco adornado com flores. A virgem é depois escoltada ao longo da costa por devotos locais. A celebração continua até altas horas da madrugada que incluem dança, música, boa comida e o inevitável espetáculo de fogos-de-artifício.
Outra grande festa de La Caleta acontece em janeiro e é dedicada ao santo padroeiro da vila – San Sebastian. De acordo com a lenda, o patrono tem a virtude de proteger a vila contra pestes e pragas. A celebração de San Sebastian é muito parecida à da procissão de Virgen del Carmen. A estátua de madeira do patrono é carregada até à praia La Enramada, e depois segue num barco adornado. Esta procissão religiosa contempla de seguida uma ida a banhos e a bênção dos animais para garantir a sua boa saúde. Há um caos encantador que se gera quando as cabras, burros, vacas, cavalos e ovelhas todos são banhados no mar ao mesmo tempo.
As festas tradicionais de La Caleta oferecem aos viajantes a possibilidade de experimentarem algo autenticamente espanhol. Ainda que muitas destas celebrações sejam essencialmente religiosas, oferecem ainda assim um pretexto para festejar noite fora em Espanha.